sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mas vale a angústia da procura do que a Paz da acomodação!

Aprendi isso com o Sr. Cunha - um coroa muito espirituoso que trabalhou comigo no meu primeiro emprego (faz tempooooooooooo!) rssss
Era em uma fábrica de jeans em São Gonçalo onde também conheci minha amiga linda Kelly (até hoje temos contato).
E, naquela época estávamos insatisfeitos com nosso patrão, com a maneira grosseira como nossa chefe carrasca nos tratava. Só que era meu primeiro emprego, eu tinha 16 anos e a única preocupação era administrar as festinhas americanas da vizinhança! Eitcha época boa! rss
Já Sr. Cunha não! Era coroa, casado com uma mulher bem mais nova, com filho pequeno. E, principalmente com muitos sonhos a serem realizados. E, que garra tinha aquele homem. Nunca o vi de mau humor. Tinha um jeito ímpar de segurar a xícara para tomar café! eu ria todas as vezes que ele fazia isso e este sempre dava uma piscadinha maliciosa para mim. rsss
Grande figura. Incrível como certas pessoas nos marcam né? um dia o vi nas Barcas (tomando um cafezinho e com seu inseparável jornal na mão), mas nunca mais soube notícias dele!
Agora uma coisa eu sei dele: venceu! Ah venceu! venceu porque optou por isso.
Era fera na contabilidade. Um dia, estávamos nós dois e o boy (ah o Fabiano! que figuraça!) em nossa sala de trabalho.
Sr. Cunha do alto de sua sabedoria e cabelos grisalhos, nos olhou seriamente (o que era preocupante já que era um piadista) e disse:
- Meus filhos, vou falar uma frase que espero que se não entenderem agora, um dia entendam e procurem sempre guardar como um conselho deste velho amigo aqui: "MAIS VALE A ANGÚSTIA DA PROCURA DO QUE A PAZ DA ACOMODAÇÃO!"
Sabia tudo Sr. Cunha! quanto aprendizado em tão poucas palavras.
Não sei nem se a frase é de autoria dele ou não! e, pouco me importa. O que me importa e do que me valho até hoje é do significado destas palavras!
Aprendi sim Sr. Cunha! por essas e outras fui parar anteontém em Macaé para fazer uma entrevista de emprego (...)
E, deixo aqui meu abraço (de uma hoje quase grisalha) onde quer que estejas.
São pessoas como o Sr. que me fazem optar por não desistir de correr atrás de dias melhores. De me tornar um ser humano melhor. Não só pelos outros, mas principalmente por mim e pela minha família. Obrigada mestre!
*Adoro essa música na voz da Bethânia:
Sonho Impossível
Composição: J.Darion / M.Leigh / Ruy Guerra

Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite provável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar este mundo, cravar este chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu
Delirar e morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão
Bom feriado a todos!

Um comentário:

Lília disse...

É isso aí amiga! E vamos que vamos pq 2009 será o nosso ano! Não se esqueça disso! Beijão!

O dia para mim só começa bem depois de um bom cafezinho! Se for servido em uma garrafa linda e estilosa dessas então, já me apaixono! e p...