quinta-feira, 7 de maio de 2009

Eu até reparei, mas...


Sabe aquela música do Nando Reis (que alguns conheceram na voz da Cássia Eller)?
"O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?"
Cara, eu não sei o que está acontecendo. Ou melhor, até sei, mas não exatamente como! Tecnicamente falando eu não entendo. Mas, sei que é sério. Bem sério.
E, ó! nem adianta tentar puxar o sinal e saltar no próximo ponto (ou próximo blog). A coisa irá continuar mudando assustadoramente rápido. E, (más notícias) não para melhor.
Pelo menos não neste sentido. Não,não sou pessimista. Sou realista.
Nunca fui o máximo de exemplo de educação ambiental, mas graças a Deus meus pais me deram educação suficiente para tratar a Natureza com um mínimo de admiração e respeito.
Ainda quero aproveitar muito do mar, fazer passeio de barco em Arraial, acampar na Ilha Grande, conhecer Trindade e coisas assim bem normais para qualquer mortal (carioca).
Mas para isso, ela (a Natureza viva) precisa continuar lá! Só o que eu gostaria. E, de preferência não só para mim, mas também para meus filhos (papo pesado esse), netos e bisnetos (pesadíssimo). rsss
Brincadeiras a parte, do jeito que as coisas tem ido sei não... to com medo.
Dá para parar? se não consertar ao menos estagnar? acho que não né? penso que o mal feito é irreversível (vou adorar estar errada).
O jeito é tentar entender porque tantas pessoas tidas e ditas como "ecologicamente conscientes" continuam fingindo que não estão vendo o que acontece ao nosso redor.
Qual lado da foto acima pertence ao Sul do Brasil e qual pertence ao Nordeste? fácil responder? bem, se acha fácil é porque com certeza é um cara muito antenado ou vai errar em cheio!
A parada é séria e preocupante. Ao menos para mim!
Aonde antes tinha seca hoje tem enchente. Onde tinha enchente, hoje tem seca.
Normal? legal? problema resolvido? Não meu bem! problema agravado.
O que podemos fazer é não piorar (mais ainda). Só que, para isso, precisaríamos de alguém muito verdadeiramente preocupado com o assunto em si e não em aparecer para nos orientar, nos explicar, o que podemos fazer para que ainda tenhamos água e, de preferência potável daqui a alguns anos!
E, claro que ao menos 50% da população estivesse a fim de ouvir.
Eu tenho poucos sonhos: quero encontrar um amor de novela (amiga se rasgue de rir agora e por favor me proiba de assistir Caminho das Índias - estou regredindo), arranjar um emprego definitivo (existe?), continuar tendo poucos amigos (mas que valem por uma centena), uma casa no campo, conhecer os lugares bacanas que ainda não conheci (todos com muita água, claro), que nossas terras continuem sendo produtivas, enfim, nem quero tanto!
Papo torto? falta de assunto? pense o que quiser. Eu estou é vendo uma coisa muito feia e assustadora aqui perto de mim! Não é mais noticiário sobre furacão não sei aonde nem maremoto em lugares que eu só fui nas aulas de geografia no colégio. Estamos falando do Brasil. E isso me assusta!

Nenhum comentário:

O dia para mim só começa bem depois de um bom cafezinho! Se for servido em uma garrafa linda e estilosa dessas então, já me apaixono! e p...